CONCURSO - Residencial Sobradinho - Brasília - DF

Edifício multiresidencial destinado ao programa de Habitação de Interesse Social (HIS) do Governo do Distrito Federal. Cada bloco de 4 pavimentos possui 46 apartamentos de 2 e 3 quartos (entre 44,74m² a 63,07m²), 2 unidades adaptadas para P.C.D. no 1º pavimento.

A habitação de interesse social (HIS) está associada à necessidade de prover habitação urbana para os setores menos favorecidos da população, buscando integração ao conceito de sustentabilidade,
atrelado aos aspectos socioambiental e econômico, com foco no ciclo de vida da edificação. As características do partido arquitetônico estão ligadas à escala, relação com o entorno e perspectivas de implantação em locais com especificidades topográficas e suas condições climáticas.

A importância da questão do “Habitar-Sustentar” pode ser vista na mudança do caráter de potencializar a qualidade no projeto das HIS, envolvendo aspectos estéticos e funcionais que determinam a eficiência que o projeto pode responder às necessidades de seus usuários.
 

 
O resultado é uma arquitetura que dialoga com a proposição da suspensão dos edifícios, deixando o playground livre, marcado por treliças metálicas que realizam a transferência de esforços do pórtico principal do edifício para a garagem subsolo e fundações. Outras decisões como plantas livres com uso de estrutura metálica e divisórias de drywall buscam a flexibilidade que a planta tipo precisa, por abrigar diferentes tipos de pessoas.
 
O edifício segue com a mesma padronagem dos edificios residenciais do Plano piloto de Brasilia, estipulados por Lucío Costa. Tendo um térreo de livre acesso e integrado com a paisagem, detém como unico elemento privativo os acessos aos pavimentos tipo, a guarita, as dependencias técnicas e o Salão de Festas.
 



 
O primeiro pavimento com 10 unidades, sendo destas 02 unidades destinadas a P.C.D possui uma passarela mirante, que possibilita que o usuário tenha uma vista privilegiada do entorno da edificação, sempre rodeada por um conjunto de ávores pré-existente.
 

 

 
O edifício está construido sob uma estrutura metálica pré-fabricada com fechamento em placas cimentícias e paredes em drywall para otimizar o processo construtivo e torna-lo ainda mais sustentável. Graças ao sistema construtivo adotado a proposta apesar de preservar os parâmetros pré determinados pela tipologia imposta por Lúcio Costa, traz uma estética atrávés do portal de entrada aliada as esquadrias em veneziana camarão que se movimentam ao longo da fachada de forma independete, de modo que o morador adote a melhor posição para um maior controle do sol, cria uma dinâmica na edificação que gera surpresa e entretem o transeunte que por ela passar.




 

Clique AQUI! e conheça mais sobre esse Nosso Projeto.
 

Pretende Reformar ou Construir? Entre em CONTATO conosco, teremos o maior prazer em projetar junto com você!
 

Quero entrar em contato