CONCURSO - Residencial Sol Nascente Q-700 -Brasília - DF


 
O Projeto do Conjunto Habitacional na Quadra 700 em Sol Nascente, Distrito Federal foi desenvolvido para um concurso do CODHAB em conjunto com GDF destinado ao programa de Habitação de Interesse Social (HIS) . Na Proposta, cada bloco de 3 pavimentos possui 32 apartamentos de 2 e 3 quartos (entre 47,67m² a 61,72m²), 2 unidades adaptadas para P.N.E. no térreo e 31 vagas para carro no subsolo.

Partindo do conceito de acupuntura urbana, o projeto arquitetônico e urbanístico para as novas unidades habitacionais coletivas, na Quadra 700 do Setor Habitacional Sol Nascente, na Região Administrativa de Ceilândia (RA IX) - DF, teve como prioridade o desenvolvimento sustentável. Isto é, o planejamento fundamental da proposta focada em três fatores essenciais: mobilidade, sustentabilidade e sociodiversidade.
A proposta utilizava a faixa edificada do conjunto habitacional como uma massa permeavel, a qual possibilitava os moradores da região, transitar perante os prédios e praças criadas entre os vazios e recuos pré estabelecidos. A massa do Conjunto, também cria um componete de transição entre as residencias unifamiliares do bairro e o setor de serviço. Fora isso, Pequenos parklets foram distribuidos entre as quadras residenciais com o intuito de estimular a troca social entre os moradores e o tempo de permanencia nas ruas.
 
O projeto traz em sua concepção um conjunto com 10 apartamentos por pavimento tipo e como recurso de conforto termico e acustico entre os condominos, foi proposto uma zona de circulação aberta entre os apartamentos, para uma melhor ventilação e criação de aberturas internas para uma melhor ventilação entre os apartamentos. Fora isso, visando atender as necessidades vigentes do século 21 em propor uma arquitetura que se preocupa não somente com o usuario e a comunidade mas sim com o ecossistema como um todo, foi proposto medidas de cunho sustentável, como:
  • Reutilização de água da chuva
  • Geração de energia Fotovoltaica
  • Adoção de brises ajustados nas fachadas para controle da insisdencia termica (dentro da unidade habitacional)
  • área de praças, parques e jardins nos entornor imediatos de cada edificação
  • Orientação e tratamento de águas cinzas para vaso sanitário
  • Sensores de presença e iluminação LED nas zonas sociais e de transição


Clique AQUI! e baixe a nossa revista referente ao projeto Sol Nascente Q-700.



Pretende Reformar ou Construir? Entre em CONTATO conosco, teremos o maior prazer em projetar junto com você!
 

Quero entrar em contato