Praça Nilton Viana Cardoso - São Félix do Coribe - Ba

A praça Nilton Viana Cardoso foi um projeto realizado na cidade de São Félix do Coribe como um meio de resgatar valores históricos, culturais, regionais e também cívicos ao espaço publico que se encontrava descaracterizado e abandonado.
O projeto da nova praça Nilton Viana Cardoso, situada na cidade de São Félix do Coribe - Ba é fundamentada em um novo paisagismo e em elementos de identificação espacial, sendo eles:
- Uma placa em mármore, a qual irá contar a história do lugar e do homenageado que dá nome a praça.
- O resgate do antigo crucifixo da Igreja (retorno ao seu local de origem restaurado e sobre nova “roupagem”)
- Um Mosaico que terá o intuito de conectar plástica e ideologicamente a praça com a Igreja de São Francisco de Assis, criando a relação de lugar e promovendo turismo.
- Espaço voltado para as crianças e atividades mercantís de característica itinerante.
Como meio de promover um projeto integrativo, e reconhecendo a apatia do atual projeto arquitetônico da igreja, o qual não evidencia características singulares para a sua identificação e valorização, foi agregado ao valor do projeto de requalificação da praça, o critério de valorização e identificação do caráter identitário da igreja, a partir de elementos existentes na praça. Para isso, no adro criado para integrar a igreja com a praça, foi elaborado em sua paginação de piso, um mosaico rico em valores simbólicos de cunho histórico, religioso, cultural e regional.
O mosaico em homenagem a São Francisco de Assis traz com sigo a cruz franciscana ao centro, e um terço Franciscano, envoltos em uma auréola que remonta não somente a santidade inerente ao santo como o elemento primaz do sertão: O Sol. Fora isso, formando um triangulo imaginário ou até mesmo a própria forma subjetiva da cruz franciscana, há 3 imagens simbólicas que remontam ao santo, sendo elas:
- O lobo negro (que representa a absolvição dos pecados através da fé). Este elemento resgata uma passagem na história do santo, o que promove valor histórico e mitológico de são Francisco de Assis, que com sua fé enfrenta a fera de Gubbio (cidade da Itália) um lobo negro gigante que aterrorizava a região. (Originalmente o lobo de Gubbio era um ladrão e assassino que saqueava e aterrorizava os citadinos, e através do poder da fé de São Francisco e da palavra do senhor, o mesmo foi convertido ao caminho do bem, recebendo o perdão do povo e se tornando um defensor da cidade de Gubbio). Com isso a imagem traz consigo valor simbólico de regeneração dos pecados, e possui valor histórico e cultural.
- Os pássaros brancos – Que assim como o lobo, remonta fases da história de São Francisco evidenciando sua proximidade com os animais, também é símbolo de inteligência, sabedoria e leveza, remonta ao divino e a libertação da alma. Símbolo de Luz, a imagem também traz consigo a ideia da presença do espirito Santo (originalmente representado por uma pomba), trazendo consigo valor simbólico e religioso.
- A última imagem localizada na base da cruz franciscana é formada por um conjunto de 3 ondas, sendo uma maior ao centro (a qual representa o Rio São Francisco) e duas menores nas extremidades que representam os Rios Grande e Corrente (os maiores afluentes do são Francisco). Trazendo o caráter de valor simbólico e regional.

Intervenções Realizadas no Projeto.



Como Problemática, a antiga praça possuia uma má acessibilidade, havia acidentes recorrentes aos usuários da igreja (devido a pista separando a praça da igreja), estacionamentos inespecíficos, ausência de ordenamento viário na praça, ausência mobiliário urbano e equipamento lazer. O espaço encontrava-se degradado, com canteiros depredados, iluminação ineficiente.

Conheça o Projeto na Íntegra, Clicando AQUI
Video de Apresentação aos Cidadãos de São Félix do Coribe.
Pretende Reformar ou Construir? Entre em CONTATO conosco, teremos o maior prazer em projetar junto com você!